Veterinário jaruense é responsável pelo primeiro parto de uma mula “barriga de aluguel” em Rondônia

 O médico veterinário Rafael Quaquio, 29 anos, nascido em Jaru e formado na Universidade Ulbra de Ji-Paraná, é o responsável pelo primeiro nascimento de um equino de uma mula por transferência de embrião em Rondônia, e possivelmente na região Norte.

Rafael explicou ao site Anoticiamais como conseguiu realizar o primeiro parto de uma mula receptora (barriga de aluguel) no Estado. Segundo ele, mula é um animal híbrido e por isso não ocorre a fecundação, devido à ligação dos cromossomos (DNA) não serem compatíveis. A mesma possui o aparelho reprodutivo (vagina, útero e ovários) idênticos a uma égua, sendo que algumas mulas ciclam (entram no cio) normalmente.
A técnica que foi utilizada pelo médico veterinário é a de transferência de embriões, onde uma égua doadora – da raça Quarto de Milha – foi inseminada de um garanhão (também Quarto de Milha), no dia da sua ovulação. Após 8 dias foi realizada uma lavagem uterina (coleta de embrião) na égua doadora e todo o processo de manipulação do embrião coletado. No mesmo dia da coleta, o embrião coletado, após ser processado, foi implantado em uma mula, na qual estava apta a receber o mesmo. Após 7 dias do implante do embrião, foi realizada a avaliação por ultrassom na mula receptora e foi diagnosticada a prenhez do embrião, contendo 15 dias de vida. A gestação durou 11 meses, 1 semana e 3 dias (344 dias).
A transferência de embriões em equinos possibilita aumento do número de animais nascidos das melhores éguas e nascimento de produtos oriundos de éguas sub férteis.

Veterinário jaruense é responsável pelo primeiro parto de uma mula “barriga de aluguel” em Rondônia Veterinário jaruense é responsável pelo primeiro parto de uma mula “barriga de aluguel” em Rondônia

Fonte: Anoticiamais





© 2013 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Web - Todos Direitos Reservados.